FILHOS DE FRANCISCO DE ASSIS BRASIL A 1ª GERAÇÃO

FILHOS DE FRANCISCO DE ASSIS BRASILA 1ª GERAÇÃO

Sobrenomes nesta página: ARANHA, ASSIS BRASIL, BRASILIENSE, CASTILHOS, CASTRO, COIMBRA, EZEQUIEL, FELÍCIO, GONÇALVES, GOULART, JOBIM, LAUREANO, LAURIANO, LANDELL, LAUREANO, LUZ, MARÇAL, MARTINS, MOURA, OLIVEIRA, PAES,PAIXÃO CORTES, PEREIRA, PRATES, RODRIGUES, SÃO MAMEDE, SILVA, SILVEIRA, VARGAS, VERÍSSIMO, ZOBARAN.

Ascendentes imediatos: MPO - FRANCISCO DE ASSIS BRASIL e JOAQUINA THEODORA DE BEM SALINAS
F.1 - JOÃO DE ASSIS BRASIL casou-se com LEONIDA MARÇAL. Pais de:

N.1.1 - MARÇAL DE ASSIS BRASIL
N.1.2 - LEONARDO DE ASSIS BRASIL
N.1.3 - MÁRCIA DE ASSIS BRASIL
N.1.4 - JOSÉ DE ASSIS BRASIL
F.2 - ANTÔNIO DE ASSIS BRASIL casou-se com IDALINA LAUREANO DA SILVA, nascida em 1860, filha de HERMENEGILDO LAURIANO DA SILVA, oficial do Exército nascido em 16-11-1832 em São Gabriel-RS, onde faleceu em 28-05-1908, e de AVILINA PEREIRA. Pais de:
N.2.1 - PTOLOMEU DE ASSIS BRASIL
N.2.2 - LEÔNIDAS DE ASSIS BRASIL
N.2.3 - JOSÉ DE ASSIS BRASIL
N.2.4 - ANTÔNIA DE ASSIS BRASIL
NOTA: IDALINA LAUREANO DA SILVA, tendo falecido ANTÔNIO DE ASSIS BRASIL, veio a casar-se com JUVÊNCIO ZOBARAN, genearca da Família Zobaran. Os filhos desse casal, todos apenas com o sobrenome ZOBARAN, são irmãos de N.2.1 - PTOLOMEU DE ASSIS BRASIL, N.2.2 - LEÔNIDAS DE ASSIS BRASIL, N.2.3 - JOSÉ DE ASSIS BRASIL e N.2.4 - ANTÔNIA DE ASSIS BRASIL. Assim, toda a descendência de IDALINA e JUVÊNCIO é constituída por parentes consanguíneos dos netos do MPO acima citados, bem como de seus descendentes. Ela pode ser vista na página de genealogia da Família Zobaran, hospedada neste site. Para melhor especificar a relação entre a família Assis Brasil e a família Zobaran, apresentamos a seguinte informação. Tendo N.2.2 - LEÔNIDAS DE ASSIS BRASIL se casado com N.1.3 - MÁRCIA DE ASSIS BRASIL, os filhos de Leônidas e Márcia têm apenas a numeração genealógica da mãe, uma vez que Márcia é filha F.1 - JOÃO DE ASSIS BRASIL, irmão mais velho de Antônio, fazendo que a descendência de Leônidas e de Márcia seja numerada com a numeração genealógica de Márcia, 1.3. São parentes consangüíneos da família Zobaran todos os membros da família Assis Brasil cujo número genealógico se inicie por 2 ou por 1.3 (descendentes de Idalina).
F.3 - FELISBERTA DE ASSIS BRASIL casou-se com ANTÔNIO MARTINS DE CASTRO JOBIM. Pais de:
N.3.1 - MARIA JÚLIA DE ASSIS BRASIL JOBIM
N.3.2 - ANTÔNIO DE ASSIS BRASIL JOBIM
N.3.3 - JOAQUIM DE ASSIS BRASIL JOBIM
N.3.4 - FLORINDA DE ASSIS BRASIL JOBIM
N.3.5 - QUILUCHA DE ASSIS BRASIL
F.4 - FLORINDA DE ASSIS BRASIL faleceu solteira.
F.5 - MARIA DE ASSIS BRASIL casou-se com o Coronel MIGUEL DE OLIVEIRA PAES. Pais de:


N.5.1 - LAURA DE ASSIS BRASIL PAES
F.6 - JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL nasceu na Estância de São Gonçalo, município de São Gabriel em 29-07-1857 e faleceu em 24-12-1938 em seu castelo na Granja de Pedras Altas, no município de Pedras Altas.
Bacharel em Direito, formado pela Universidade de São Paulo. Político e orador de raros dotes, escritor, poeta e prosador, diplomata e estadista. Propagandista da República. Fundador do Partido Libertador. Deputado e Governador do Rio Grande do Sul, participou da Junta Governativa de 1891.
Introduziu, em 1895, o gado jersey no Brasil, assim como o gado devon. Teve, ainda, participação importante na introdução do cavalo árabe e da ovelha karakul.
Embaixador Extraordinário em Buenos Aires, em Washington, Lisboa, Londres e México. Assinou em 1903, juntamente com o JOSÉ MARIA DA SILVA PARANHOS, o BARÃO DO RIO BRANCO, a quem assessorava, o Tratado de Petrópolis que assegurou ao Brasil a posse do atual Estado do Acre, terras que anteriormente pertenciam à Bolívia. Nesse estado foi criado, em sua homenagem, o município de ASSIS BRASIL.
Adversário de JÚLIO PRATES DE CASTILHOS, assumiu seu papel na oposição concorrendo contra ANTÔNIO AUGUSTO BORGES DE MEDEIROS antes da Revolução de 1923, em que foi o chefe civil dos rebelados.
Ministro da Agricultura (1930/32). Membro da Academia de Sciencias e Letras de Lisboa.
Em julho de 1999, em votação feita em todo o Estado do Rio Grande do Sul por iniciativa da RBS TV, foi eleito um dos 20 Gaúchos que Marcaram o SéculoXX, ao lado de personalidades como OSWALDO ARANHA, PADRE LANDELL DE MOURA, JOÃO GOULART, GETÚLIO VARGAS, ÉRICO VERÍSSIMO, LUPICÍNO RODRIGUES e outros.
Apresentamos agora dois interessantes links para aqueles que querem conhecer mais da vida e obra do Dr. Assis Brasil. O primeiro é um resumo de sua sua Biografia e Obra. O segundo é um link para trabalhos acadêmicos da professora e pesquisadora portuguesa LUÍSA BARBOSA.

Comentários

Postagens mais visitadas