Como tratar pelos encravados nas pernas

Pelos encravados podem ser constrangedores e dolorosos. Eles são o resultado de irritação na pele e crescimento excessivo dos pelos, e surgem quando folículos capilares ficam obstruídos ou irritados, prendendo o pelo novo sob a pele, ou quando há irritação dos pelos novos e eles começam a crescer para dentro da pele. Algumas pessoas têm mais tendência a ter pelos encravados. Pele sensível e pelos grossos e com raiz profunda são as principais causas de pelos encravados, que provocam irritação dolorida, vermelhidão, inchaço e muitas vezes se parecem com pequenas espinhas. Em casos severos, podem causar pequenas cicatrizes. Pelos encravados nas pernas geralmente se formam nas partes traseira e interna das coxas, abaixo dos joelhos e na virilha.

Instruções

  1. 1
    Trate o pelo encravado com produtos que contenham ácido salicílico, azuleno e/ou hamamélia, que ajudam a reduzir a vermelhidão e o inchaço. Estes produtos também podem esfoliar, hidratar e limpar poros obstruídos. Cuide das pernas recém depiladas com estes mesmos óleos tropicais para ajudar a evitar a formação de pelos encravados.
  2. 2
    Extraia o pelo encravado com uma pinça. Estes pelos ficam logo abaixo da primeira camada de pele e podem ser soltos raspando suavemente a superfície da pele. Com cuidado, levante o pelo encravado, mas não o arranque, pois puxá-lo pode causar irritação. Trate a região com um óleo ou pomada, como os mencionados no Passo 1.
  3. 3
    Esfolie a região toda vez que tomar banho. Use luvas e loções para esfoliação que contenham esfoliantes suaves e ácido salicílico. Esfoliantes corporais são ótimos para isso, mas use-os antes da depilação e não depois.
  4. 4
    Adapte seu método de depilação para as regiões mais propensas a pelos encravados. Evite cremes de depilação à base de espuma e opte por cremes não acnegênicos quando for depilar regiões com tendência a ficar irritadas. Procure também não depilar raspando a pele, passando a lâmina no sentido do crescimento do pelo, ao invés de contra; e não repuxe a pele ou aperte demais a lâmina. Raspar a pele possibilita que o pelo cresça para dentro dela. Ao tomar banho, depile-se só no final, para dar tempo de amaciar os pelos antes. Use uma escova de esfoliação macia para ajudar a erguer os pelos da superfície da pele e esfoliar suavemente antes da depilação.
  5. 5
    Evite fatores causadores. Se você tem tendência a ter pelos encravados nas pernas, evite as coisas que provocam sua formação. Depilação com cera é uma das piores coisas que se pode fazer a uma pele sensível. A cera puxa os pelos pela raiz, o que faz com que os novos pelos enraízem ainda mais profundamente na superfície da pele, dando mais tempo para que infeccionem e encravem ainda mais fundo no folículo capilar. Não depile com cera ou pinça as regiões da sua perna mais propensas a ter pelos encravados.
  6. 6
    Evite pelos encravados no verão e na academia. Estes pelos podem ser causados por irritação devido ao suor e fricção das coxas durante exercícios. No verão ou ao se exercitar, use vaselina, talco ou desodorante nas partes internas e traseiras das coxas para prevenir contra a irritação causada pela fricção. Lave-se para remover os produtos imediatamente após a academia ou caminhada longa para que os folículos capilares possam respirar novamente.
  7. Não use produtos com álcool; eles secam a pele e irritam ainda mais os pelos encravados.

Comentários

Postagens mais visitadas